Bate-papo com o poeta Carlos de Assumpção: Com o que sonham os poetas?
Coordenação: Carlos Assumpção
Medição: Felínio Freitas
Data e horário: 1 de junho - das 18h às 20h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas
100 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.
Link pra inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZMsfuupqDwjHNE1X...
O que move a escrita de um poeta de 93 anos? O bate-papo abordará a trajetória, a poesia, o processo criativo e as inspirações do poeta Carlos de Assumpção. Os poemas escritos por Assumpção são “um testemunho poderoso sobre os tempos em que vivemos, um símbolo de luta contra o silenciamento e a opressão histórica”, como escreveu Alberto Pucheu, poeta e ensaísta brasileiro.
DANÇAS POPULARES - CATIRA, FANDANGOS E SUAS PECULIARIDADES
Coordenação: Fernanda Colli
Datas e horários: 2 de junho, das 18h às 21h
Inscrições: Até o preenchimento das vagas
100 vagas por turma
Plataforma: Zoom
Público-alvo: interessados em geral
Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/.../tZYofuGtrDIpHdTER8EYWplPIDqXp...
Você sabe de onde vem o catira? E os fandangos? Sabe o que diferencia um do outro? Por que é tão importante conhecer e preservar essas danças principalmente no estado de São Paulo? O projeto apresenta reflexões sobre catira e fandangos, aborda seus principais representantes e a grande contribuição histórica, rítmica e social para paulistas e paulistanos.
OFICINA - O INCONSCIENTE CRIATIVO - módulo 2
Coordenação: Patrícia Teixeira
Datas e horários: 7, 9, 14, e 16 de junho, das 14h às 16h
Inscrições: 3 a 16 de maio
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Estudantes de teatro, de cinema, de vídeo, artistas e educadores e/ou profissionais de áreas afins.
Observação: Um material será encaminhado antes da oficina começar para situar participantes que não estiveram na módulo 1.
Link pra inscrição: https://forms.gle/RFGokqn5gEx4r5gE8
Ampliar a leitura do processo de criação do ator/atriz, performer, dramaturgo(a), roteirista, diretor(a), entre outros profissionais de áreas afins por meio do estudo sobre a criatividade do inconsciente e a relação deste com a teoria de Carl Gustav Jung - fundador da psicologia analítica. Neste segundo módulo, o curso buscará correlacionar o estudo de 3 personagens com matrizes arquetípicas e mitos, ampliando as possibilidades da dramaturgia, atuação e encenação. As personagens escolhidas serão: Salomé de Oscar Wilde, Dora do filme “Central do Brasil e mais uma escolhida pelos alunos.
CLUBE DE LEITURA DE DRAMATURGIAS
Coordenação: Tadeu Renato
Datas e horários: 7, 10, 14, 17, 21, 24 e 28 de junho, das 18h às 20h
Inscrições: 3 a 16 de maio
50 vagas por turma
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Interessados em geral, maiores de 16 anos.
Link pra inscrição: https://forms.gle/4UMPfYWV4Qquduvy8
Os participantes desta oficina serão convidados a leitura de peças de teatro escritas por dramaturgas e dramaturgos brasileiros modernos e contemporâneos, com breve exposição sobre os autores e sua obra, seguido de bate-papo com os participantes sobre impressões de leitura.
PERCEPÇÕES CORPORAIS E CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA DANÇA
Coordenação: Urubatan Miranda da Silva
Data e horário: 8 de junho, das 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: A partir dos 16 anos, estudantes, professores, artistas e interessados em geral.
Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/.../tZApc...
Busca-se nessa atividade, uma nova possibilidade de construção poética de movimento que entendemos que não ocorre a partir da diluição ou segmentação de nomenclaturas, mas da integração do potencial de cada participante envolvido nesse processo, viabilizando dessa forma a construção de um exercício criativo.
ANCESTRALIDADE, NARRATIVAS E CONTEMPORANEIDADES INDÍGENAS
Coordenação: Kuawá Apurinā (Pietra Dolamita)
Datas e horários:
Turma A - 9 e 11 de junho - das 14h às 16h
Turma B - 16 e 18 de junho, das 10h às 12h
Inscrições: 3 a 18 de maio
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: Artistas, produtores e educadores/as de escolas públicas (Artes e disciplinas afins), estudantes e pessoas acima de 16 anos interessadas na temática.
Link pra inscrição: https://forms.gle/9tzvWasUHmMMPFKX8
Desfazer as invenções e as inverdades passa necessariamente pelo reconhecimento de sua existência no interior da sociedade e na educação. Aplicabilidade da lei, acima elencada, traduz o espírito da educação diversa e plural, e o reconhecimento e problematizar a temática indígena permitem. Cabe, portanto, especialmente a(o)s Arte educador(a), reconhecer a dinâmica das mudanças sociais no tempo e no espaço, reconhecendo-se como parte integrante de um processo eficaz que exige que suas percepções e práticas sejam constantemente revistas e repensadas na contemporaneidade a sobre os Povos Indígenas do Brasil.
Itatinga